Kia Stonic: Crossover compacto chega em setembro

Notícias - Kia Stonic: Crossover compacto chega em setembro
Kia Stonic: Crossover compacto chega em setembro

Kia Stonic: Crossover compacto chega em setembro

A Kia apresentou à imprensa o Stonic, crossover compacto que chegará a Portugal em setembro e é uma das grandes apostas da marca para o ano de 2017.

Visualmente apelativo, o Kia Stonic é o crossover compacto que a Kia lança para um dos segmentos em maior ebulição do mercado europeu, atualmente responsável por 1,1 milhões de vendas anuais de automóveis novos no velho Continente, cerca de 7% do total.

Michael Cole, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere que o Stonic “irá afirmar-se como um dos novos modelos mais arrebatadores deste segmento em rápida expansão, apoiado pela garantia única da Kia e pela reputação da nossa marca em matéria de fiabilidade, qualidade e design contemporâneo. Tendo em conta a expansão deste segmento, o Stonic parece destinado a tornar-se um dos nossos modelos mais vendidos”.

Para conseguir dar corpo a todas estas ambições, o Stonic apresenta-se com um design marcadamente europeu, mantendo os elementos de design característicos da Kia, como a grelha “nariz de tigre”. Apresentado como o modelo mais personalizável da marca, tanto no interior como no exterior, o tejadilho estilo “Targa” do Stonic permite escolher um acabamento exterior em dois tons de pintura, num total de até 20 combinações de cor. O habitáculo do Stonic proporciona o mesmo potencial de personalização que o exterior, usando uma gama de pacotes de cores vivas, à escolha dos clientes.

Também a pensar nos clientes europeus, a Kia reviu a direção e suspensão do Stonic, adaptando-os a este mercado. Equipado de série com Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC) e Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM), o Stonic pretende ser empolgante de conduzir e que inspira confiança.
De dimensões compactas, este modelo oferece uma bagageira de 352 litros de capacidade, cujo espaço pode ser ampliado ou reduzido graças a uma plataforma de carga com dois níveis.

Na altura do seu lançamento em solo português, o Stonic será disponibilizado com o motor T-GDI. Este bloco de 1,0 turbocomprimido e com injeção direta de gasolina oferecerá 120 cv de potência. No entanto, a oferta do Stonic compreende ainda os 1.2 e 1.4 MPI a gasolina, bem como um bloco Diesel de 1,6 litros.

Em termos de tecnologia, a Kia anuncia como equipamento de série a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, além de várias tecnologias que melhoram o conforto e a comodidade, sendo exemplo os bancos dianteiros aquecidos, o cruise-control automático e o sistema de entrada sem chave.

À disposição do condutor estão ainda outras tecnologias de assistência, como a Travagem Autónoma de Emergência (AEB) com reconhecimento de peões e Alerta de Colisão Dianteira (FCA), a Deteção do Ângulo Morto (BSD) com Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) e o Sistema de Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDWS). Usando a nova câmara, o Stonic pode ainda contar com Assistente de Máximos (HBA) e Aviso de Atenção do Condutor (DAW).

Ainda sem preços especificados para o nosso país, a Kia adianta que em setembro, quando chegar ao mercado luso, o Stonic terá garantia de 7 anos ou 150.000 km.

Fonte: jornaleconomico