4 dicas para usar corretamente o câmbio automático

Notícias - 4 dicas para usar corretamente o câmbio automático

4 dicas para usar corretamente o câmbio automático

 

Sistema tira do motorista a obrigação de trocar as marchas a todo momento
O câmbio automático surgiu para trazer praticidade aos motoristas, e tem conquistado a preferência dos brasileiros. Ele serve para realizar o processo das trocas de marchas sem que o condutor precise acionar o pedal da embreagem. Este sistema é indicado para aqueles que não querem tornar o ato de dirigir mais cômodo ou para as pessoas com deficiência (PcD).

Por ter um funcionamento diferente do câmbio manual, o automático precisa de alguns cuidados da parte do motorista. Veja a seguir 4 dicas de como usar o câmbio automático da melhor maneira:

1. Cuidado com o R e o P
Não engate R (reversing, ou marcha ré) ou P (parking) com o carro em movimento. Não estamos falando de uma situação em que o carro está em alta velocidade. Essa dica é para quando o carro está em um engarrafamento, porém andando devagar. Em um carro com câmbio manual já seria possível puxar o freio de mão ou acionar a ré. No caso do câmbio automático, isso seria como um tranco, e poderia prejudicar o sistema.

2. Não use o N em trechos de descida
No câmbio automático, o N (neutro) funciona semelhante ao ponto morto de um câmbio manual. Mas, no caso do automático, ocorreria uma exigência maior dos freios, que irão segurar sozinhos o peso do veículo. A recomendação é tirar do D (drive) e colocar em uma marcha mais forte, de modo que a caixa de marchas ajude a segurar o carro, o que é chamado de freio motor. Esta ação ajuda a preservar a caixa, evitando o desgaste anormal, uma vez que, na maioria dos casos, o N interrompe a lubrificação.

3. Para estacionar em rampa, acione o freio de mão
Ao estacionar em uma rua inclinada, seja subida ou descida, deve-se primeiro acionar o freio de estacionamento (freio de mão) e só depois colocar a alavanca em P (parking). Para sair, inverte-se a ordem. Primeiro se coloca a alavanca em D (drive) e depois solta o freio de mão. Essa ação tem a finalidade de evitar que o câmbio trave na posição P, devido ao peso do veículo.

4. Verifique o óleo do câmbio automático
Alguns veículos com câmbio automático têm necessidade de fazer a troca do óleo do câmbio. Essa informação é encontrada no manual do proprietário. Para os carros que não necessitam da troca, ainda é importante verificar o nível do fluido, uma vez que podem ocorrer vazamentos.

Fonte: Diário da Região